COMERCIANTES SOFREM "GOLPE DO PIX AGENDADO" AO VENDER NA CIDADE DE QUIRINÓPOLIS.

O PIX, nome dado ao meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central é uma facilidade de grande importância tanto para o setor comercial, quanto para a simplificação de transações. Porém, mediante a rápida execução do processo, estelionatários estão cada vez mais atuantes fazendo vítimas, inclusive na cidade de Quirinópolis.

A Equipe Focalize, recebeu diversos relatos de comerciantes de que uma dupla está constantemente aplicando "golpes" na cidade e que desde então, lesando comerciantes por meio do método "pagamento agendado" e que após "comprovação de envio", só é encaminhado na data de agendamento tendo saldo suficiente em conta para a consumação da transação cancelando logo em seguida, o que não designa pagamento.
Acompanhe alguns dos relatos:
"Me fizeram o pedido, perguntei se era dinheiro, cartão ou PIX, me disseram que era PIX, porém não mandaram de imediato. Ao informar que o pedido estava sendo liberado para a entrega, aguardei o envio do pagamento mesmo assim sem sucesso. O entregador já tinha saído para o endereço, quando finalmente me enviaram o comprovante, o mesmo estava descrito como "pagamento agendado" e ao entrar em contato com o entregador urgentemente pedindo para que trouxesse o pedido de volta, já era tarde de mais." diz comerciante.
"Como sou Cabeleireira, o(a) (NOME) achou meu anúncio nos grupos de WhatsApp, e com certeza com a intenção de não pagar. O(a) (NOME) agendou o serviço para o dia 20 de agosto desse ano, após agendamento o(a) "cliente" chegou na manhã do dia combinado. Foram 12 horas de trabalho, e quando terminei o serviço ela disse que queria pagar no cartão, porém devido a máquina de cartão de meu salão estar com problema pedi para que ela me passasse o endereço para que meu sobrinho descontasse o valor no cartão com a maquininha dele. Sem sucesso, dei a opção de me mandar um PIX. Tentei por inúmeras vezes entrar em contato com a mesma e ao chegar à casa dela, seu esposo, mandou um "pix agendado" o que não configura pagamento. Após isso, estou aguardando desde então o pagamento e ela insiste em agendar pix não pagando às pessoas." contou outra.
"Mandei mercadoria para o(a) (NOME), onde ela me mandou um suposto pix que na verdade era um agendamento. Por descuído, não vi o comprovante direito e mandei o produto. Só identifiquei após insistentemente o(a) "cliente" fazer pedidos constantes em poucos intervalos. Após identificar o "golpe", seu esposo(a) disse iria pagar e que o motivo acontecimento era de que sua conta bancária estava com problema. O que não é verdade, pois estou esperando o pagamento até hoje." diz comerciante.
A Página FocalizeQuiri reforça a todos de que é preciso ter atenção e cuidado ao usar o meio de pagamento e que é preciso verificar com clareza às informações passadas para que não aconteça a fraude.
Identificamos por fins de que foram instaurados Boletins de Ocorrência em favor dos suspeitos; e que o processo deve ser averiguado com mais agilidade, garantindo o bom andamento do inquérito detendo assim pessoas de má fé. Apuramos de que mesmo boletim instaurado, a dupla continua a aplicar o ato danoso não podendo infelizmente divulgar o nome dos autores mediante apuração policial.
FocalizeQuiri

Comentários